Três braços!

Seis dos melhores - Prog baixo performances


London Bass Guitar Show acontece na Olympia neste fim de semana, 4-5 de março. Os leitores de Prog podem obter 20% de desconto nos ingressos indo para a página de tickets do site do evento e usando o código Prog onde ele indica 'Enter Promotional Code'. Para destacar esta oferta, nós decidimos lançar um recurso web nova marca, com Prog escritor Sid Smith escolher seus seis performances graves relacionados com o prog favoritos no registro.

810 - TNK (Tomorrow Never Knows) de 801 ao vivo (1976)

É preciso algum chutzpah para assumir o clássico psicodélico dos Beatles e trazer algo novo para ele, mas isso é exatamente o que Phil Manzanera, Brian Eno, Simon Phillips e os outros membros do 801 de curta duração, mas lendário. Todos os seus talentos podem ter sido o suficiente para conseguir uma vitória tão impressionante, mas a arma secreta aqui é a intro de baixo de músculo de Bill McCormick. Movimentando-se entre os arcos de sintetizadores de Eno, as lâminas de blues de Lloyd Watson e as diversões inspiradas em Terry Riley de Francis Monkman, as mechas macias de McCormick fazem muito para definir o personagem da música. Bill tinha cortado os dentes como um membro de Robert Wyatt Matching Mole e assim quando 801 subiu ao palco em Queen Elizabeth Hall de Londres, em 1976, ele não era estranho para explorar e empurrar fronteiras musicais.

King Crimson - Sem Estrelas de Vermelho (1974)

A passagem de John Wetton nos lembra de seu brilho como um jogador que soube conduzir da linha traseira mas capaz também de manter coisas simples e diretas. Suffused com woebegone mellotron, o desejo de Wetton, vocal smoky talvez fosse suficiente para ganhá-lo aplausos nesta canção clássica. No entanto, é a seção de baixo após a balada escura que realmente pega o ouvido. Conhecido pelos Crims na época como "a linha de baixo sinistra", as pessoas freqüentemente supõem que ela brota de Wetton. No entanto, como muitas vezes deleitado em revelar, foi escrito por Bill Bruford em seu piano em casa. Wetton faz a sua própria com um tom raspagem que irremediavelmente ramps até o drama e tensão. Quando Fripp alcança o crescendo desse solo de uma nota, Wetton permanece inabalável e concentrado. Sua entrega infalível,

Genesis - Can-Utility e os costeiros de Foxtrot (1972)

Mike Rutherford não pode ser considerado como um dos flashiest ou mais rápido dos baixistas no mundo da música progressiva, mas o que ele faz nesta faixa do álbum de estúdio Genesis '4 º é nada menos do que milagrosa. À medida que a trilha escorre de seus começos pastorais para as nuvens de tempestade que se aproximam do solo elegônico de Mellotron de Tony Banks, notas solitárias de pedal baixo formam uma presença iminente. Ao redor da marca de 4,00 minutos, Rutherford escorrega das rédeas apertadas, estourando com uma quebra galopante que vira a cabeça. Há algo quase funky sobre a forma como ele então define anotar o órgão de Hammond corpulento e quadrado de Tony Banks, injetando um elemento animado que, sem dúvida, ajuda a preparar a pista para sua conclusão pisoteante.

Sim - Coração do Nascer do Sol de Fragile (1971)

Há tantos momentos de destaque na carreira de Chris Squire que a fervura até uma faixa parece algo de uma tarefa ingrata. No entanto, a partir do álbum que gerou sua trilha solo The Fish (Schindleria Praematurus) , vale a pena focar na impecável contribuição de Squire para seu clássico incontestável, Heart Of The Sunrise . Dito ser baseado frouxamente no homem do Schizoid do século XXI do rei Crimson , o escudeiro entrega uma classe principal em choque e awe, atacando o riff da abertura com uma mordida gravelly que poucos de seus contemporâneos poderiam reunir. Esse som agudo fica em algum lugar acima da posição esperada normalmente associada ao seu instrumento, mas é perfeitamente ajustado quando a agitação de abertura cai para longe para deixar Squire e seu parceiro, Bill Bruford para construir a tensão de volta. Como o Mellotron de Wakeman acrescenta uma ambiguidade luminosa, a interação entre o baixo ea bateria é intensamente criativa, mas incrivelmente brincalhona. E estamos a apenas dois minutos!

Weather Report - Havona da Pesada Tempo (1977)

Embora a sua estrela já estava em ascensão, não é absolutamente nenhum acidente que Weather Report se tornou uma banda de stadium-friendly quando Jaco Pastorius se juntou a suas fileiras. Simplesmente ninguém tinha soado como Jaco. No entanto, após o lançamento do best-seller Heavy Weather de 1977 , parecia que cada baixista do planeta queria um pedaço daquela ação de fretless elegante e som gordo e deslizante. Do pop ao prog, do jazz ao funk, Jaco irrevogavelmente alterou o modo como o baixo era percebido. Sua compreensão de fornecer fundação e melodia de chumbo dentro de uma única tomada permanece deslumbrante. Um showman natural no palco, ele também foi um compositor de talento como esta faixa self-penned habilmente demonstra. Desafiando a sabedoria aceita que, em meados do período Weather Report, as melhores músicas vinham de Wayne Shorter ou Joe Zawinul,

Pink Floyd - One Of These Days from Meddle (1971)

Uma das linhas de base mais reconhecíveis na rocha troveja em uma nota pedalada, saltando e skimming através de ondas induzidas pela unidade de eco Finson fábula. Ele é interpretado por Waters e Gilmour, com Waters ter o tom mais agudo dos dois. Emergindo do som desolado de um vento misterioso, a única nota repetitiva de Waters sugere que algo desconhecido está se mexendo e age de certo modo como o baixo equivalente ao sonar de Rick Wright, ouvido mais tarde no álbum de Echoes . Rapidamente coalescentes e ganhando ritmo, o que toma forma, e derrama quando Nick Mason's bateria e FX-truques vocais kicks em, é ao mesmo tempo puro rock 'n' roll puro ainda alterado e estranhamente mutado como se através de alguma experiência bizarra e secreta. Demonstrando que às vezes simples é melhor,


   Att,
   Rafael Vergne Viana
   

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